Você tem pesquisado sobre outsourcing de desenvolvimento de software, já que sua empresa precisa produzir mais em menos tempo, e se deparou com termos como Onshore, Offshore e Nearshore. Mas, talvez não tenha ficado clara a diferença entre esses tipos de prestação de outsourcing. De fato, entender a forma de funcionamento de cada um desses formatos vai fazer toda diferença nos resultados alcançados pela sua empresa.
Por isso, você vai descobrir aqui, de forma simples e clara, o que cada um deles significa. Em seguida, verá alguns motivos que levam uma empresa de São Paulo a contratar um desenvolvedor de aplicativos de Minas Gerais. Ou então, por que razão uma startup do norte do país recorre ao outsourcing de desenvolvimento de software em Santa Catarina, por exemplo.
Tipos de outsourcing de desenvolvimento de software
Para começar, os termos Offshore, Onshore e Nearshore são baseados na localização geográfica do prestador de serviço em relação à sua empresa. A seguir, você vai entender a forma mais simples de definir cada um deles e como funciona a prestação de serviços de outsourcing de desenvolvimento de software.
1- Outsourcing Offshore
Nesse caso, o outsourcing de desenvolvimento de software está geograficamente distante da sua empresa, como na Índia, por exemplo. Na verdade, o país asiático costuma ser o primeiro a vir à mente quando se fala em outsourcing. Normalmente, os baixos preços chamam a atenção de empresas de todo o mundo interessadas na prestação de serviços de TI. De início, pode mesmo parecer uma boa ideia contratar uma empresa de outro país e que cobre bem menos que desenvolvedores locais. No entanto, alguns fatores importantes devem ser levados em conta, como você verá a seguir.
Vantagens do outsourcing offshore
Normalmente, são os baixos custos com mão de obra especializada que chamam a atenção. Porém, entre as vantagens estão a maior oferta de profissionais e o fuso horário. Afinal, a diferença de horário seria perfeita para manter equipes em uma empresa que oferece suporte 24 horas ou que necessite de atualizações constantes. Por exemplo, uma empresa de fora contrata uma empresa no Brasil para atender às necessidades fora do horário de atendimento padrão em sua origem.
Riscos do outsourcing de desenvolvimento de software offshore
Por outro lado, também existem riscos. Em geral, ao optar pelo outsourcing de desenvolvimento de software offshore, a sua empresa corre o risco de não ter todas as informações necessárias. Consequentemente, pode enfrentar dificuldades para solucionar problemas e controlar crises. Além disso, é vital levar em conta os prazos diante das diferenças de horário e cultura.
Imagine a seguinte situação: pensando exclusivamente na economia de recursos, sua empresa se vê presa à uma prestadora de serviços que não cumpre com os prazos. Mas, dando um voto de confiança, você estabelece uma nova data para a entrega do projeto. Porém, quando chega a hora, a equipe pede um pouco mais de paciência. Nesse momento, você lamenta ter sido enlaçado pelos baixos preços. Por fim, corre o sério risco de que a entrega não corresponda fielmente ao que foi solicitado. Por que existem tantos riscos no outsourcing de desenvolvimento de software offshore?
Barreiras culturais e dificuldade de comunicação
Na verdade, existem excelentes profissionais e empresas sérias no ramo de tecnologia espalhados mundo afora. No entanto, devido ao aumento da demanda na área de tecnologia, a procura por empresas terceirizadas pode ser meio caótica, dependendo do cenário do mercado. Sem contar que a distância geográfica vem acompanhada de grandes diferenças de fuso horário. Ao mesmo tempo, a comunicação durante a maior parte do processo será remota. Por isso, ao fazer os planos, leve em conta que para visitar uma prestadora de outsourcing fora do país, sua empresa terá gastos adicionais. Paralelamente, existem barreiras culturais.
Além disso, o que se considera como alta qualidade em um local, pode não ser o padrão em outro. Ou seja, a comunicação deficiente pode colocar em risco o resultado entregue pela sua empresa. Além disso, se o software desenvolvido não atende às expectativas dos clientes, pode ser que sua empresa decida encerrar a colaboração. Porém, a má qualidade do que foi entregue pode te obrigar a recomeçar o desenvolvimento do software do zero. Então, se você achou muito arriscado, vamos à próxima opção.
2- Outsourcing Nearshore
Nesse caso, a sua empresa contrata uma terceirizada que não está tão longe do seu país. Por exemplo, poderiam ser empresas localizadas nas Américas do Sul ou Central. Mas, de preferência, que estejam no mesmo fuso horário ou com pouca variação de tempo. Assim, o outsourcing de desenvolvimento de software nearshore facilita a comunicação entre equipes e torna o processo mais suave. Ao mesmo tempo, sem muitas barreiras linguísticas e culturais, a troca de informações será mais produtiva. Aliás, esse é um dos principais pontos positivos também na nossa próxima opção.
3- Outsourcing Onshore
Por fim, quando sua empresa precisa delegar parte de um projeto e contratar um prestador de serviços dentro de seu próprio país, essa parceria é chamada de Onshore. Ou seja, o desenvolvedor de software que vai colaborar está bem próximo. No caso, as vantagens são muitas. Por exemplo, é relativamente fácil montar uma equipe de trabalho, todos falam o mesmo idioma e todos da equipe estão no mesmo fuso horário.
Ao mesmo tempo, ter a mesma cultura e formação profissional semelhantes faz com que a compreensão das ideias seja mais rápida. Como resultado, fica mais fácil lidar com imprevistos e encontrar soluções caso ocorra algum problema no decorrer do projeto. Além disso, como vimos, contar com profissionais temporários enriquece a equipe, permitindo a troca de informações e compartilhamento de conhecimento.
Até aqui, maravilha! Mas, por que minha empresa deve contratar uma empresa para outsourcing de desenvolvimento de software?
Por que contratar outsourcing de desenvolvimento de software
Atualmente, o mercado de tecnologia tem se tornado cada vez mais dinâmico e competitivo. Assim, a fim de atingir metas e prazos em tempo hábil e sem perder qualidade na entrega dos projetos, as empresas viram no outsourcing uma estratégia lucrativa. Mas, como esse serviço beneficia sua empresa?
- Minimizando os custos com encargos trabalhistas;
- Impedindo a escassez de profissionais especializados no mercado local;
- Permitindo que sua empresa mantenha o foco nas atividades mais importantes;
- Dando à sua empresa maior flexibilidade em horários;
- Otimizando a gestão de recursos humanos;
- Aumentando a velocidade de produção;
- Garantindo a qualidade dos serviços ligados à tecnologia de informação da sua empresa.
Aliás, pequenas e grandes empresas têm visto as vantagens de recorrer à terceirização de desenvolvimento de software por diversos motivos, sejam eles financeiros ou de logística. Afinal, o sistema possibilita que sua a empresa delegue tarefas que vão desde o desenvolvimento até o suporte e manutenção de software. De fato, as grandes corporações também já entenderam que manter departamentos para funções de TI não é prático. Por isso, terceirizam atividades de tecnologia da informação e fortalecem seus negócios.
Concluindo
Como vimos, são muitas as vantagens de contratar o outsourcing de desenvolvimento de software para sua empresa. O sistema tem permitido que muitas empresas sobrevivam, mesmo enfrentando tempos incertos. Por isso, fato é que a terceirização continua sendo um forte apoio para a sustentabilidade e saúde financeira de grandes e pequenas empresas.
Logo, nós da WK Technology, podemos ajudar sua empresa desenvolvendo seu projeto em um formato white label, de acordo com sua necessidade, por isso não perca mais tempo entre em contato conosco e peça um orçamento.