Top 11 ferramentas Scrum para gerenciamento ágil de projetos

Ferramentas Scrum

Nos últimos anos, a metodologia Scrum se tornou uma das principais estruturas de gerenciamento ágil de projetos. E isso não é surpreendente: com o Scrum, o processo de gestão do seu projeto se torna mais flexível e transparente, enquanto os riscos são menores e a satisfação do cliente é priorizada.

No entanto, o gerenciamento de projetos ágil, bem-sucedido e eficaz está longe de ser a tarefa mais fácil. Entre encontros diários, monitoramento de tarefas e atribuição de prioridades, às vezes é difícil manter o foco no que é importante.

Aqui é onde as ferramentas Scrum para gerenciamento ágil de projetos entram em ação. Devido à crescente popularidade da metodologia Scrum, muitas empresas emergentes estão desenvolvendo e oferecendo ferramentas Scrum.

Para ajudar você a não se perder nessa abundância e entender melhor qual ferramenta Scrum se encaixa melhor no seu projeto, neste artigo abordaremos as 11 principais ferramentas que você deve experimentar em 2023. Vamos começar!

Jira

O Jira da Atlassian é uma das ferramentas de gerenciamento ágil mais conhecidas . É uma opção brilhante de gerenciamento de projetos Agile para empresas de TI e desenvolvimento de software, bem como grandes organizações empresariais.

O Jira vem carregado com milhares de funcionalidades, como painéis Scrum, backlogs personalizáveis, opções de relatórios, para citar alguns. É seguro dizer que o Jira vem com todas as ferramentas que sua equipe pode precisar durante o trabalho. No entanto, esse grande número de ferramentas é o que torna o Jira um mecanismo complexo de domínio que pode ser complicado e assustar iniciantes.

Principais Funcionalidades:

  • Soluções avançadas de relatórios
  • Painéis Scrum personalizáveis
  • Quadros Kanban flexíveis
  • Opções avançadas de segurança
  • gerenciamento de bugs
  • Opções de pesquisa e filtragem
  • Ferramentas de criação de roteiro

Preços :

Os planos pagos começam em $ 7/mês por usuário, crescendo a partir daí. Uma versão gratuita com funcionalidade limitada também está disponível.

Trello

Nenhuma lista de ferramentas Scrum pode ser completa sem mencionar o Trello, uma das ferramentas de tarefas e gerenciamento de projetos mais usadas em todo o mundo. O Trello é uma maneira visual e direta de ver o que precisa ser feito. É uma maneira simples e rápida de se organizar e aumentar a produtividade da equipe, criada para equipes de todos os tamanhos. 

Pela sua versatilidade, grande número de ferramentas para diversas finalidades e opções de customização, o Trello é uma ótima ferramenta para diferentes projetos e áreas, desde desenvolvimento de software até projetos de recrutamento e marketing. Quer esteja a desenvolver um novo software ou a organizar a sua gestão de redes sociais ou campanha de e-mail, pode utilizar esta ferramenta para uma melhor organização do processo.

A principal desvantagem do Trello é que, ao trabalhar em grupos maiores, o número de cartões às vezes pode ser excessivo. À medida que a equipe e o número de tarefas aumentam, isso pode se tornar um problema que requer atenção. No entanto, você pode usar outras ferramentas para exportar o Trello para o Excel , caso não haja opções.

Características principais

  • Edição simples de arrastar e soltar
  • arquivo de registros de cartão
  • Listas de verificação para cada cartão
  • Relatório de progresso da tarefa
  • Tarefas prioritárias e prazos
  • Anexos de arquivo
  • Tags e rótulos para sistematização
  • Cores e capas de cartões para facilitar a colaboração

Preço:

Uma opção gratuita com limites de funcionalidade está disponível. As opções pagas começam em US$ 10/mês por usuário para assinaturas anuais.

Zoho Sprints

Sprints by Zoho é uma ferramenta Scrum baseada em nuvem para planejamento e rastreamento de projetos. A ferramenta foi projetada com metodologia ágil em mente e é simples de usar. O Zoho Sprints é incrivelmente fácil de usar e não requer muito tempo para começar.

Apesar de sua simplicidade, Zoho oferece todas as ferramentas ágeis essenciais para planejar e executar seus projetos com sucesso. 

Use-o para atribuir tarefas, marcar reuniões, planejar seu conteúdo , criar painéis e pendências e auxiliar outros fluxos de trabalho do Scrum. Para tornar o processo mais eficaz, certifique-se de motivar seus funcionários a manter todos no mesmo caminho.

Por outro lado, essa pode não ser a ferramenta mais eficaz para grandes empresas e negócios. A ferramenta suporta apenas até 500 usuários e pode não ter algumas funcionalidades essenciais de que equipes maiores precisam.

Características principais:

  • Quadros scrum personalizáveis
  • Centro de planejamento de arrastar e soltar
  • Atribuições do usuário
  • Priorização personalizada
  • Pontos de estimativa
  • Comunicar
  • Linha do tempo de status
  • Extensões do Google Drive e do Zendesk

Preços :

Um plano gratuito para cinco usuários e cinco projetos está disponível. Os planos pagos começam em $ 12/mês para até 12 usuários (se pagos anualmente) e mudam dependendo de quantos usuários a empresa possui.

ActiveCollab

O Active Collab é uma ferramenta ágil de gerenciamento de projetos tudo-em-um projetada para profissionais criativos. Além das funcionalidades básicas que vêm com as ferramentas Scrum, como adicionar e atribuir tarefas, várias outras ferramentas estão disponíveis. 

Seja trabalhando no aplicativo móvel ou design de software, gerenciando uma empresa de tecnologia ou apenas iniciando um negócio on-line, você pode usar o Active Collab para listas e discussões, gerenciar orçamentos do projeto, acompanhar o controle de tempo e opções de relatórios, bem como visualizar as tarefas como um calendário, quadros ou listas.

Além das funções integradas, o Active Collab vem com uma grande variedade de complementos que você pode integrar ao seu espaço de trabalho. A migração de outras ferramentas Scrum também é facilitada: você pode importar tarefas do Asana, Trello, Wrike e outros softwares de gerenciamento de projetos.

Características principais:

  • Funções de anexo de arquivo
  • Gravador de tempo de tarefa
  • calculadora de acompanhamento de despesas
  • Rastreador de atividade de tarefa
  • Fórum de discussão
  • Visualização do marco
  • Criação e gestão de faturas
  • Lista individualizada de tarefas
  • Visualização de calendário
  • Opções de relatórios
  • Detalhes do contato

Preço:

O Active Collab é gratuito para até três usuários, oferecendo funções limitadas. O plano pago começa em $ 7,5 / mês para três membros, se pago anualmente.

Scrumwise

Outra em nossa lista de ferramentas de gerenciamento de projetos Scrum é o Scrumwise, uma ferramenta simples e intuitiva que permite que você se concentre nas partes principais do seu projeto.

Se você está procurando uma ferramenta completa para lidar com sua metodologia Scrum sem problemas adicionais, Scrumwise pode ser exatamente o que você está procurando. Simplifique o gerenciamento de tarefas dividindo as tarefas em listas de verificação e rastreie a porcentagem de conclusão para saber a todo momento onde seu projeto está.

O Scrumwise possui todas as funcionalidades necessárias para cobrir as necessidades de uma equipe de desenvolvimento. Ele permite que você visualize seu trabalho e saiba exatamente onde está a qualquer momento, organize sua lista de pendências e use quadros Kanban para rastrear tarefas. 

Com o Scrumwise, você sempre pode manter uma visão geral de alto nível das coisas. Você também pode dividir as tarefas em partes gerenciáveis ​​e acompanhar a porcentagem de conclusão para saber onde seu projeto está no momento.

No entanto, se você busca uma ferramenta que tenha integrações com ferramentas que os times de desenvolvimento costumam usar, como Confluence e Slack, o Scrumwise pode não ser a melhor opção para sua equipe.

Características principais:

  • Visualização da linha do tempo
  • Ferramentas de colaboração
  • Rastreamento de progresso
  • Opções de relatórios e análises
  • Priorização de tarefas
  • Gestão de recursos
  • Gráficos de burndown
  • Gerenciamento de problemas
  • Customização

Preços :

Um plano gratuito não está disponível, mas o Scrumwise oferece uma avaliação gratuita de 30 dias. Você pode então se inscrever por US$ 7,5/mês por usuário, cobrado anualmente.

ClickUp

O ClickUp é uma ferramenta de colaboração e produtividade baseada na nuvem projetada para ajudar você a manter todo o seu trabalho organizado em um só lugar. Milhares de integrações, como Trello, Slack, Microsoft Outlook, Asana, Gmail, Todoist e muitas outras, permitem que você tenha tudo em apenas um aplicativo.

O ClickUp também é uma excelente maneira de organizar seu fluxo de trabalho Scrum, pois permite atribuir e priorizar tarefas, definir prazos, criar cronogramas, criar visualizações personalizadas para cada usuário e ver o desempenho de sua equipe. Se você costuma usar documentos e planilhas em seu trabalho, o ClickUp pode ser a ferramenta para você: crie e compartilhe-os diretamente do aplicativo. 

A ferramenta também implementa IA para analisar e permitir que os usuários saibam no que precisam trabalhar a seguir, enviando lembretes e notificações para manter o controle.

Assim como o Jira, no entanto, devido à sua versatilidade, o ClickUp pode ser difícil para os iniciantes dominarem, resultando em uma curva de aprendizado plana. Outra desvantagem do ClickUp é que ele é muito orientado a tarefas e você não pode acompanhar o desempenho no nível do projeto.

Características principais:

  • Ferramentas de gerenciamento de tarefas
  • Canais de comunicação interna
  • Soluções de organização e gestão de projetos
  • Painéis personalizáveis
  • Opções de automação para tarefas manuais
  • Comunicados
  • Vastas opções de integração

Preço:

Está disponível um plano gratuito com armazenamento e funcionalidades limitadas. O plano ilimitado começa em US$ 5,00 por mês por usuário, faturado anualmente.

Monday.com

Outra ferramenta de gerenciamento de projetos com a filosofia Scrum em seu núcleo é o Monday.com. Uma ferramenta simples, mas versátil, é adequada para todas as equipes da empresa, desde o RH até o desenvolvimento de software.

Assim como outras ferramentas Scrum, o Monday.com oferece uma grande variedade de funcionalidades para atribuir e gerenciar as tarefas de sua equipe. Várias opções de visualização permitem que os gerentes vejam qual tarefa é atribuída a quem, de qual equipe e estimativa de prioridade e tempo. Você pode anexar arquivos de documentos a cada tarefa para manter tudo acessível.

A integração com milhares de aplicativos como Facebook, Shopify, MailChimp, Slack, Microsoft Excel, Todoist e muitos outros está disponível, para que as equipes não precisem alternar entre ferramentas e manter o foco.

Por outro lado, o gerenciamento dos quadros é mais complicado no Monday.com do que no caso de outras ferramentas. Mover os quadros, vinculá-los e personalizá-los está longe de ser tranquilo e pode exigir mais tempo do que deveria.

Características principais:

  • Milhares de opções de integração
  • Anexos de arquivo
  • Etiquetas e categorização
  • Estimativa de tempo de tarefa
  • Definição de prioridade
  • Opções de relatórios
  • Opções de personalização
  • Oportunidades de colaboração entre equipes

Preço:

O Monday.com oferece um plano gratuito para até duas pessoas. Os planos pagos começam em US$ 8/mês por estação, com um máximo de US$ 24/mês, cobrados anualmente.

QuickScrum

Se você está procurando uma ferramenta ágil de gerenciamento de projetos para ajudá-lo a navegar pelos problemas operacionais que sua empresa enfrenta, o QuickScrum pode ser a resposta. Criado para auxiliar no gerenciamento de projetos e recursos, aumento de receita e aquisição bem-sucedida de clientes, o QuickScrum é uma ferramenta perfeita que pode agilizar o trabalho de sua empresa e aumentar o desempenho.

QuickScrum é uma ferramenta simples que não requer muito tempo para começar. Os quadros Kanban com recursos fáceis de arrastar e soltar simplificam o planejamento e o gerenciamento do sprint. Use gráficos de velocidade e burndown para acompanhar o progresso semanal e mensal. Adicione comentários às tarefas para estar sempre na mesma página com sua equipe e acelerar a execução do projeto.

O QuickScrum também oferece onboarding online e um guia de uso do produto para ajudar sua equipe na adoção do produto.

Características principais:

  • Agendamento e utilização de recursos
  • Backlogs de produtos e defeitos
  • Planejamento e gerenciamento de sprints
  • Quadros de discussão
  • Revisões e retrospecções da equipe
  • Gerenciamento de arquivos
  • Relatórios diários e de longo prazo
  • Proteção de dados

Preço:

O QuickScrum custa US$ 5/mês por usuário, no caso de cobrança anual. Uma avaliação gratuita de 14 dias está disponível.

Yodiz

Yodiz é uma das ferramentas Scrum mais abrangentes e intuitivas que você pode escolher. Ele vem com uma lista elaborada de recursos que permitem que você gerencie efetivamente todas as partes do seu projeto para um resultado bem-sucedido.

Com o Yodiz, você pode gerenciar suas tarefas, sprints, backlogs, relatórios e releases em um só lugar. Você pode definir e rotular tarefas por sua urgência para que sua equipe saiba o que deve ser feito e em que prazo. Você pode usar gráficos de burndown para entender melhor o que ainda precisa ser feito e alocar o tempo e os recursos de acordo. Uma variedade de gráficos e opções de relatórios permitem que você fique de olho no projeto e no progresso da equipe.

Características principais:

  • gerenciamento de sprint
  • Quadros Kanban personalizáveis
  • Relatórios e gráficos de burndown
  • Priorização de tarefas e datas de vencimento
  • Comentar e marcar
  • Aplicativos móveis para iOS e Android

Preços :

Está disponível um plano gratuito para até três usuários, com opções ilimitadas. Os planos pagos começam em $ 3 / mês por usuário e aumentam dependendo dos recursos de que você precisa.

ScrumDo

ScrumDo é uma ferramenta ágil popular que oferece soluções de fluxo de trabalho Scrum e será apreciada principalmente pelas equipes que enfatizam dados e estatísticas.

As opções avançadas de estatísticas e relatórios permitem que você monitore o desempenho do seu projeto de diferentes ângulos. Essas ferramentas incluem gráficos burndown e burnup, histogramas e diagramas de fluxo, entre outros. Com as ferramentas de gerenciamento visual do ScrumDo, você sempre saberá onde seu projeto está no momento e terá uma ideia do que priorizar a seguir.

Características principais:

  • Quadros Kanban
  • Alertas inteligentes
  • gerenciamento de pendências
  • Quadros de colaboração
  • Priorização e rastreamento de tempo
  • Planejamento e cronograma do projeto
  • gerenciamento de tarefas
  • Rastreamento de KPI
  • Relatórios diários

Preço:

Após um teste gratuito de sete dias, você pode começar a usar o ScrumDo por US$ 8,99/mês para até 10 usuários. Os preços aumentam dependendo do tamanho da sua equipe.

nTask

O nTask é uma das ferramentas scrum mais intuitivas e simples de usar usadas no gerenciamento de projetos. Usando esta plataforma, você pode gerenciar seus projetos do início ao fim para permitir o gerenciamento de efeitos em vários fluxos de trabalho. 

Essa plataforma pode ajudá-lo a gerenciar tarefas, projetos, quadros de horários, riscos, rastreamento de problemas e gerenciamento de reuniões em um só lugar. Você pode eliminar o deslocamento pelos aplicativos para gerenciar diferentes projetos e atribuir trabalho aos membros da equipe com apenas alguns cliques. Para rastrear o progresso, use gráficos de Gantt interativos com funcionalidade de arrastar e soltar e use quadros Kanban para visualização do fluxo de trabalho. 

Integre seu aplicativo favorito com o nTask, incluindo Google Calendar, Zoom, Slack, Zapier, iCal e muito mais. Você pode se adaptar facilmente a esta plataforma e usar modelos prontos para começar.

Características principais:

  • Gerenciamento de documentos e compartilhamento de arquivos
  • Atribuição de tarefas
  • Estimativa de tempo e rastreador de tempo automático
  • Campos personalizados e priorização
  • Exibição de lista, exibição de quadro, exibição de calendário e exibição de Gantt
  • Comentários e marcação de membros da equipe
  • Aplicativos móveis iOS e Android

Preço:

Um plano gratuito está disponível para até 5 usuários, com tarefas ilimitadas. O plano Premium custa US$ 2,99/mês para cada usuário, e o plano Business com mais personalização custa US$ 7,99/mês para cada usuário.

Conclusão

Usar a ferramenta de gerenciamento de projetos ágil certa pode fazer ou quebrar seu projeto. No início do seu projeto, dedique algum tempo para entender suas necessidades e, em seguida, experimente e teste várias ferramentas para encontrar a certa. Embora isso possa parecer um grande esforço, você verá o impacto de sua escolha mais tarde.

Compartilhar:

Categorias

Precisando de Desenvolvedores?

Alocação de Desenvolvedor para trabalhar full time para sua empresa, atendendo suas demandas. Treinamos, acompanhamos e fazemos a gestão completa do profissional para que suas atividades sejam entregues com extrema qualidade.