As hard skills são extremamente valiosas. Elas ajudam em uma carreira específica e garantem que você possua os conhecimentos necessários para concluir as tarefas.
As soft skills, por outro lado, não devem ser subestimadas. Estas são habilidades que podem ser aplicadas a uma variedade de situações e podem ser usadas para se especializar em um determinado trabalho.
Então, neste artigo, vamos descrever a importância das soft skills em um mundo focado em tecnologia, e que não podem faltar em uma Equipe de TI.
Soft skills na área de TI – o que são?
Soft skills são algo que não pode ser claramente definido.
A maioria de nós, ao trabalhar na área de TI, coloca maior ênfase em competências difíceis, ou seja, conhecimento técnico e habilidades de programação.
Geralmente somos muito bons nisso. No entanto, as universidades hoje não nos preparam para realmente nos comunicarmos uns com os outros. Comunicação é a primeira dessas competências que deve receber muita atenção, aliás, é necessária desde o início de uma carreira profissional.
Mesmo que façamos uma entrevista após a formatura, já temos que saber falar sobre nós mesmos. Quanto melhor nos apresentarmos neste ponto, nos apresentarmos, falarmos sobre quem somos, mais chances teremos de encontrar algo interessante para nós, graças a isso poderemos nos desenvolver. A comunicação é a primeira, mais importante e fundamental habilidade.
A segunda coisa importante é o trabalho em equipe. Atualmente, ninguém que trabalha na área de TI possui uma gama completa de habilidades.
Precisamos de vários especialistas, ambos com hard skills, que saibam gerir servidores, saber programar, desenhar sistemas, mas também precisamos de pessoas que desenhem produtos, escrevam textos, criem um ambiente de marketing etc. porque a Equipe de TI é composta por muitas pessoas diferentes que geralmente falam “idiomas” profissionais diferentes.
Não se trata de idiomas estrangeiros, mas de uma distinção, por exemplo, desenvolvedor, operador de rede ou profissional de marketing. Essa Equipe de TI deve ser capaz, em primeiro lugar, de se comunicar e, em segundo lugar, de cooperar entre si.
É importante realmente apoiar uns aos outros e criar boas soluções juntos.
Indo mais para o que é necessário, surge o tema da liderança, se somos líderes, se podemos seguir os outros, se somos capazes de seguir os outros, se somos ouvintes ou mais criadores de ideias, ou se preferimos discuti-las.
Essas habilidades de liderar uma equipe e cuidar das pessoas também são atividades muito importantes na atual estrutura organizacional “achatada” das empresas.
Soft skills – quando são cruciais?
Se voltarmos aos ‘tempos antigos’, a construção do sistema era bem diferente do que é agora. Um gerente de TI do 20º andar de um prédio de escritórios estava reunido com o proprietário de uma grande empresa que precisava de algumas soluções.
Eles falaram sobre o projeto, depois ele passou por todos os andares do prédio comercial, desde o topo, passando por analistas, designers que criaram documentos inchados e descrições do que realmente precisava ser implementado.
Ficou em algum lugar perto do andar térreo, onde os programadores estavam sentados. De acordo com a documentação, parece que eles criaram o código sem falar com ninguém.
No final, havia pessoas no porão que iniciaram o sistema e o mantiveram funcionando. Essas organizações basicamente deixaram de existir porque os efeitos de seu trabalho eram muitas vezes deploráveis. Por outro lado, os engenheiros de software não podiam fazer mais nada.
Agora a situação mudou, a própria criação do sistema é mais como construir com blocos, a partir de soluções prontas, que é intuitivo, relativamente fácil de aprender. Mesmo sistemas complexos consistem em componentes relativamente simples.
Tão importante quanto as habilidades técnicas, a capacidade de cooperar, conversar, ver o que criamos com os olhos de outras pessoas, para que tenhamos mais consciência do que criamos, por que criamos, para quem criamos e como esse alguém vai usar isto.
Toda a ideia do Agile é baseada na comunicação e cooperação das pessoas em todos os níveis. Cada um de nós, mais cedo ou mais tarde, falará com o cliente e, se não com o cliente, muitas vezes com o Product Owner, que geralmente não é técnico e pode ver o produto pelos olhos dos usuários. Então…
Então, o sistema Agile forçou a aquisição de soft skills?
Naturalmente, essas habilidades se tornaram importantes. Percebeu-se que as pessoas que trabalham no lado técnico são cortadas do núcleo, do que devemos fazer, então não sentem uma conexão entre o que criam e como alguém usa o sistema.
Graças a isso, começamos a trabalhar no modelo Agile, e nos obriga a nos comunicar. Devemos lembrar que o código que escrevemos é, obviamente, compilado e compreensível para um computador, mas deve ser simples de compreender para outras pessoas.
Este código deve ser explícito para nós em 2 anos, se algo precisar ser alterado lá. A forma como falamos uns com os outros, como explicamos certas coisas e as transformamos em linhas de código, permite-nos simplificar a nossa vida e a dos nossos colegas. Isso tem um efeito melhor sobre o que realmente criamos.
Quais são as soft skills mais desejáveis na área de TI?
- Comunicação
- Capacidade de falar
- Cooperação, assistência mútua
- Independência, comprometimento, proatividade, pensamento crítico
- Capacidade de dar e receber feedback
- Curiosidade sobre o mundo
A comunicabilidade é a característica mais importante, sem ela toda a pirâmide desmorona. É difícil imaginar alguém fechado e escondido na área de TI agora. Quanto mais responsabilidade houver sobre essa pessoa, mais competências serão necessárias e mais importantes elas serão.
É um desafio colocar a responsabilidade em alguém que está trancado em seu quarto e não fala com ninguém. Essa pessoa pode até ser um programador brilhante, mas nesse ponto você teria que contratar outra pessoa que falasse com ela, e isso é problemático.
Às vezes é feito porque há pessoas que não conseguem passar por uma certa barreira de comunicação. Mas, sendo uma pessoa que tem um papel relacionado à comunicação, como Arquiteto, CTO, Product Owner, Tech Lead, não existe essa opção.
Estando em uma Equipe de TI, devemos ser capazes de comunicar, discutir, argumentar e apresentar nossas ideias. Se o nosso conceito não for compreensível e cada um tiver a sua ideia, mas ninguém falar dela ou apresentá-la, não há como escolher a melhor.
Existe alguma diversidade nas equipas, existem pessoas experientes, que já trabalham há vários anos na área, e existem pessoas que estão apenas aprendendo. Essas pessoas precisam conversar umas com as outras e precisam se ajudar.
Não é uma questão de o sênior ajudar o júnior, mas o júnior pode ajudar o sênior também. Uma pessoa que está apenas entrando na área geralmente tem uma nova perspectiva, e essa troca mútua de conhecimento também é fundamental.
Claro, você tem que ser capaz de ajudar um ou outro, pedir ajuda e saber quando é melhor ficar calado e não fazer perguntas.
Ser capaz de sentir o que a outra pessoa pode estar sentindo é importante em relação aos nossos colegas e clientes. Mesmo que não estejamos criando um produto que os usuários finais possam usar, como uma API, vamos tentar simpatizar com a forma como outros desenvolvedores o usarão.
Se fizermos como nos sentimos confortáveis e não assumirmos o papel da outra pessoa, infelizmente nosso produto não atenderá às expectativas que deveria atender. Entender o que criamos e porque criamos é a base para preparar uma boa solução.
Você tem que olhar o mundo de forma mais ampla, buscar o que os outros podem esperar do que criamos e criar soluções como os outros esperam, não apenas o que achamos bom.
Infelizmente, muitas vezes nos concentramos demais no código e nos detalhes técnicos, o que significa que podemos perder o objetivo principal ao longo do caminho.
Todos nós gostaríamos de trabalhar e viver em condições e ambientes felizes. Hoje em dia, muito mais do que apenas bons rendimentos são levados em conta, espera-se um bom ambiente, pensamento criativo.
As pessoas costumam ter a tendência de criticar uma ideia lançada antes mesmo de obtê-la. Para transmitir o que não gosto e por que, como poderia ser, por que desta forma e não de outra. Então, a capacidade de ouvir isso dos outros também é importante.
Muitas vezes nos fechamos em nós mesmos e não tentamos sentir o que os outros sentem a nosso respeito. Se ouvirmos o que os outros pensam de nós, podemos tentar mudar nosso comportamento para que nosso trabalho seja melhor.
Em nosso ambiente, o pensamento criativo e a criação de boas soluções são fundamentais, mas se não tivermos boas condições para o pensamento criativo, pouco resultará do nosso trabalho. Uma boa atmosfera é a base para a construção de todo o resto.
A crítica construtiva faz parte do feedback , e isso inclui comportamento, fala, como apresentar certas coisas, usar palavras e até criar código. Não é uma questão de julgar alguém, é uma questão de olhar para a mesma coisa de uma perspectiva diferente e trocar essas experiências.
Trabalhar em conjunto dá valor, esta é uma situação em que 2 + 2 não nos dá 4 mas dá-nos 5, por isso é tão importante.
A curiosidade sobre o mundo também é chamada de erudição. Trabalhando em TI, conhecemos as ferramentas, mas para criar precisamos de um cliente com uma ideia que nos peça para fazer algo usando o que temos.
Devemos entendê-lo melhor, conversar com ele sobre o negócio, hobbies, a ideia e de onde vem. Só podemos conseguir isso se estivermos realmente interessados no que está acontecendo no mundo, não apenas no que está acontecendo no mundo da TI, mas em vários campos. Isso nos permite estabelecer relações que ajudam muito no trabalho em todos os níveis.
Como um profissional de TI pode desenvolver soft skills?
Em primeiro lugar, vamos conversar, não tenha medo de discutir. Não precisamos necessariamente falar sobre assuntos profissionais, às vezes pensar, discutir uma ideia completamente abstrata, maluca, e argumentar é um ótimo exercício.
No momento, temos o conforto de que, ao abrir o YouTube ou qualquer outra coisa, há muita informação e muitos ótimos palestrantes que podem mostrar as coisas mais importantes que são fundamentais na comunicação e na cooperação. A mera observação dessas pessoas também nos permite aprender e evoluir muito.
Poucos de nós se apresentarão para grandes audiências no futuro, mas muitas vezes temos que aparecer para um grande número de pessoas e falar sobre o que vamos fazer. Você tem que fazer isso de forma que essas pessoas entendam e possam nos dar feedback de que há um erro em algum lugar.
No momento, temos esse desconforto de que a maioria dessas palestras ou reuniões são realizadas online, então é ainda mais difícil sentir se o público nos entende. Felizmente, temos câmeras e ainda podemos conversar livremente em grupos menores.
É importante usar câmeras durante as reuniões porque, se você vir alguém, poderá sentir suas reações com muito mais facilidade, construir relacionamentos que são fundamentais para criar algo bom.
O bate-papo por vídeo facilita a comunicação para nós hoje em dia, mas não é a mesma coisa. Portanto, devemos trabalhar para poder nos comunicar da maneira que a situação nos permite no momento.
Acreditamos que além da parte substantiva, as reuniões também devem incluir um tempo para um elemento social, a manutenção de relacionamentos. É mais difícil, mas vale a pena tentar. Com o tempo, todos nos acostumamos e, ao invés de ver a câmera, vemos um homem sentado na frente dela.
O conjunto de habilidades interpessoais desejadas muda dependendo da posição/função em TI?
A proporção de habilidades que são mais ou menos importantes está mudando. A comunicação é fundamental, independentemente da sua posição ou papel na indústria.
Ao começar a trabalhar, é muito importante que saibamos cooperar com os outros e receber conhecimento. A habilidade de receber feedback e expressar o que pensamos sobre o que está acontecendo ao nosso redor também é importante.
Em seguida, vem a questão de colaborar com os outros. No início, todos nos dizem o que fazer, mas com o tempo nos tornamos membros plenos da equipe de TI e temos que ser capazes de apresentar nossas ideias.
Se formos capazes de argumentar bem, também ganhamos autoridade perante os outros, o que nos permite avançar. Avançando em nossa carreira, assumimos o papel de líder e é aí que a situação muda, pois passamos a cuidar das pessoas na Equipe de TI.
Não somos mais o desenvolvedor mais experiente que sabe de tudo. Começamos a garantir que todos se sintam bem e possam dar o seu melhor.
Todos na área de TI são especialistas em suas áreas e o papel de um líder é fornecer a todos um ambiente e uma oportunidade para se destacarem. Não se trata de distribuir o trabalho como você quiser, você tem que notar no que alguém é bom.
Distribua tarefas individuais de forma que elas sejam destinadas às pessoas que são realmente adequadas para elas. Aqui, é igualmente importante encorajar essas pessoas a trabalhar e reunir todos esses elementos em um todo bom e coeso.
Quanto mais avançamos, mais as proporções das soft skills mudam.
No entanto, como um todo, não existe tal situação em que qualquer uma dessas habilidades seja completamente sem importância ou sejam as únicas essenciais.