Basicamente, outsourcing de TI é a contratação de profissionais terceirizados que assumem a função de entender necessidades específicas da sua empresa e direcionar as soluções para elas. Por exemplo, se sua empresa tem uma demanda, mas tem sentido dificuldade para supri-la, uma empresa de outsourcing pode ajudar.
Para isso, a equipe de profissionais pesquisa todos os recursos que a sua empresa possui e oferece um plano a ser seguido para alcançar as metas estabelecidas. Nesse caso, o outsourcing de TI se encarrega de encontrar o profissional ideal, treinar e supervisionar a execução do projeto que você precisa.
Constantemente, surgem inovações na área de tecnologia e desenvolvimento de softwares, aplicativos e programação. De fato, a terceirização de tarefas ou de projetos não é algo novo. Aliás, ela vem se mostrando útil desde a década de 1940. Assim, o outsourcing de TI e de desenvolvimento de software é apenas uma evolução do sistema.
Portanto, veja a seguir os diferentes tipos de outsourcing presentes no mercado atual.
Conheça os diferentes tipos de outsourcing de TI
No momento, são utilizados 3 formatos de outsourcing de TI. Mas, cada empresa apresenta desafios e necessidades específicas. Sendo assim, você pode escolher a que melhor se encaixa na forma de trabalho da sua empresa.
Offshore
Primeiramente, o formato Offshore é caracterizado pela contratação de profissionais de países distantes da empresa, tanto em sentido geográfico como cultural. China, Índia e Malásia, por exemplo, são países conhecidos pela prestação de serviços terceirizados para empresas espalhadas pelo mundo. Aliás, você já deve ter visto alguma referência aos call centers indianos. Porém, existem outras opções.
Nearshore
Em seguida, o Nearshore é a terceirização com base em países mais próximos da empresa. Nesse caso, a proximidade geográfica e de fuso horário facilita a logística do trabalho e interação entre equipes. No entanto, caso sua empresa decida por esse serviço, ainda existem barreiras culturais que devem ser levadas em conta.
Onshore
Por fim, no sistema Onshore, é contratada uma empresa nacional para o outsourcing de TI. Dessa forma, sem obstáculos culturais ou de idioma, a comunicação flui e diminui a possibilidade de desencontros no projeto.
Até aqui, você pode estar pensando: “Parece uma boa ideia. Mas, quais são os desafios do outsourcing de TI?”
Vantagens e desvantagens do outsourcing de TI para sua empresa
Contratar os serviços de uma empresa como outsourcing de TI exige ter informações confiáveis e entender o funcionamento do serviço. Então, vamos às vantagens e desvantagens desse sistema.
Vantagens do outsourcing de TI
No outsourcing de TI, a equipe realiza a mesma tarefa com frequência, num ritmo regular. Consequentemente, aumenta a produtividade. Afinal, com profissionais afiados e um planejamento bem definido, o tempo é usado para gerar resultados para sua empresa.
Normalmente, sua empresa conta com um quadro de colaboradores definidos. Por outro lado, no caso do outsourcing de desenvolvimento de software, por exemplo, sua equipe ganha flexibilidade. Ou seja, profissionais experientes podem colaborar e contribuir para o crescimento mútuo.
Como vemos, são muitas as vantagens do outsourcing de TI. Mas, para que você possa concluir se é o sistema ideal para você e sua empresa, entenda as possíveis desvantagens.
Desvantagens do outsourcing de TI
Dizemos “possíveis” porque são questões que podem se tornar uma dor de cabeça, caso a empresa terceirizada não seja confiável. Veja a seguir alguns pontos que devem ser observados antes de contratar o outsourcing de TI.
- Dependência
Inicialmente, a maior preocupação é acabar dependente da empresa terceirizada. Afinal, todo software precisa ser atualizado. No entanto, uma empresa de outsourcing de TI confiável, trabalha de forma aberta. Ou seja, de uma forma que permita que qualquer outro profissional dê sequência ao trabalho.
- Problemas legais
Em seguida, temos a legislação. Afinal, uma prestadora de serviços precisa seguir as leis vigentes. Sendo assim, uma empresa de outsourcing confiável leva a sério todas as leis e evita problemas futuros.
- Segurança da informação
Atualmente, uma das maiores preocupações das empresas de tecnologia é a segurança de suas informações. Por isso, você talvez se pergunte se há o perigo de exposição de informações da sua empresa. Porém, as empresas sérias do mercado de outsourcing estão focadas em oferecer segurança para seus clientes.
Assim, faça uma boa pesquisa e firme um contrato de confidencialidade, ou NDA (Non-Disclosure Agreement). Aliás, esse contrato é obrigatório e garante a segurança dos dados estratégicos da sua empresa.
Entenda o que é outsourcing de desenvolvimento de software
Dentro do outsourcing de TI, você encontra a prestação de diferentes serviços. Nesse caso, contratar especialistas para executar alguns deles, como outsourcing de desenvolvimento de software, outsourcing de desenvolvimento de aplicativos ou outsourcing de programação, por exemplo, é a solução ideal. Por quê?
Para começar, os profissionais contratados trabalham remotamente. Dessa forma, sua empresa conta com todos os benefícios e vantagens que vimos anteriormente. Ao mesmo tempo, ter uma equipe especializada em cada um desses nichos tem um impacto direto no resultado dos projetos da sua empresa.
Além disso, ter a liberdade para romper a parceria a qualquer momento, é um grande benefício do outsourcing de desenvolvimento de software. Afinal, ambas as partes entendem bem o caráter temporário dos contratos. Sendo assim, eles até podem ser renovados, caso a sua empresa tenha interesse. Porém, também podem ser finalizados sem grandes dores de cabeça.
Outsourcing de TI – Vale a pena?
Para tomar a melhor decisão, pense em tudo você e sua empresa precisam investir para recrutar, treinar e manter bons profissionais na área de tecnologia. De fato, só essas etapas já consomem tempo, energia e recursos preciosos que precisam ser direcionados para a execução dos projetos contratados.
Portanto, faça uma análise de todos os benefícios que o outsourcing de desenvolvimento de software, aplicativos e de programação podem trazer para sua empresa. Ao mesmo tempo, procure uma prestadora de serviços de outsourcing que tenha boas referências. Para isso, escute quem realmente importa: os clientes.
Assim, visite sites que mostram a satisfação do público e os que registram reclamações constantes, como o Reclame Aqui. Além disso, observe também como a empresa interage com seu público nas redes sociais. Dessa forma, você vai encontrar uma empresa comprometida e eficiente na execução de projetos terceirizados.
Concluindo, não resta dúvida de que o outsourcing pode ter um impacto positivo nos resultados de sua empresa. Para entender como uma prestadora de outsourcing funciona, clique aqui.