Sistemas Legados: O que é e como funcionam?

sistemas legados

O maior problema que as empresas enfrentam atualmente é manter os sistemas legados atualizados com novas tecnologias, métodos e automação, especialmente porque empresas de diversos segmentos estão a medida que o tempo passa mais dependentes da tecnologia e de recursos automatizados nesta era digital.

No entanto, as empresas que deixam de atualizar seus sistemas estão sujeitas a perda de tempo e dinheiro. Logo, atualizar os sistemas legados é fundamental para manter a competitividade e alcançar a concorrência.

Portanto, dada a importância do tema, nós da WK Tecnology preparamos este artigo com objetivo de explicar no que se consiste um sistema legado e por que é crucial atualizar sua tecnologia. Sem mais delongas, continue lendo para saber mais!

O que é um Sistema Legado?

Os sistemas legados são plataformas ultrapassadas que têm sido utilizadas por uma empresa por muito tempo. Eles devem resistir por muitos anos e são construídos em uma estrutura em camadas (sistema sócio-técnico). Sendo assim, devido a uma variedade de avanços tecnológicos, esta infra-estrutura não atende mais às necessidades da organização, tais como programa desenvolvido décadas atrás.

Quais são as características distintivas de um sistema legado?

É fundamental para uma empresa que seus funcionários dediquem mais atenção ao negócio principal, que geralmente é a atividade mais estratégica e lucrativa. Os funcionários geralmente não conseguem tirar proveito de soluções automatizadas em sistemas legados, forçando-os a continuar com processos manuais demorados e caros.

Em virtude de ser necessário a intervenção humana no processo, o trabalho fica lento e propenso a erros. Ademais, confira outras características de sistemas ultrapassados nos seguintes subtópicos.

1- Software desatualizado

Se a atualização de um sistema for interrompida, ele se torna suscetível tanto a erros de programação quanto a riscos virtuais, tais como malware e vírus. Quando se pensa assim, vale a pena notar que os criminosos cibernéticos estão ficando mais sofisticados em suas tentativas de invadir os sistemas comerciais.

2- Tecnologia antiga

Nem todo software é considerado legado só porque é antigo. É possível que um novo sistema se torne obsoleto devido a sua dependência de tecnologias ultrapassadas que não estão mais em uso. Adobe Flash e Microsoft Silverlight são softwares que servem como exemplo

3- A falta de mobilidade

O software tem sido visto ultimamente em conjunto com dispositivos móveis. Um exemplo disto é quando um indivíduo externo precisa ter acesso a um relatório de uma organização. Se o sistema só está disponível em computadores, a realização desta tarefa se tornará impossível.

4- Não há trabalhadores qualificados suficientes

É possível que apenas alguns poucos funcionários da empresa estejam familiarizados com a gestão de um sistema legado. Logo, se este profissional sair ou se demitir da empresa, seus colegas terão certa dificuldade em se acostumar a trabalhar com este sistema, o que pode ser prejudicial para a empresa.

5- Impossibilidade de escalabilidade

A escalabilidade é um aspecto de todo software. Entretanto, os sistemas legados não foram projetados com a escalabilidade em mente. Como um negócio se expande e precisa melhorar seus processos internos, seus sistemas precisam ser escaláveis.

6- Suporte inadequado

A medida que o tempo passa se não houver um suporte adequado por parte do fabricante a um sistema operacional pode levar a várias causas, tais como, falimento ou a comprar do sistema por outra organização. O Windows XP é um grande exemplo disso; ele foi recentemente descontinuado do serviço. Logo, se a empresa faz uso deste sistema operacional deverá obrigatoriamente atualizar para uma versão atual do software.

7- Incompatibilidade com a tecnologia atual

Quando um software é capaz de se conectar com outras soluções ajuda muito uma empresa. No entanto, os sistemas legados estão mais propensos a problemas de incompatibilidade. Logo, quando se trata de um método de comunicação do cliente que exige maior agilidade e qualidade de serviço, isto pode ter um efeito severo sobre a empresa.

8- Hospedado em servidores físicos

Os modernos sistemas de TI carecem de uma infra-estrutura física de servidores. A culpa disto é da computação em nuvem. Se um programa ainda requer muitos recursos de hardware, é muito provavelmente um software legado. Vale a pena notar que operar um sistema na nuvem é menos caro do que manter um em servidores físicos.

Modernizar um sistema legado, por que é importante?

Muitas indústrias diferentes dependem de soluções robustas, automatizadas e escalonáveis para atender suas necessidades. A quantidade de informações que as empresas precisam reunir com objetivo de ganhar vantagem ou lucro é grande.

Para competir, as organizações precisam utilizar softwares ERP e CRM, bem como soluções criativas para boa comunicação com o consumidor. O principal objetivo de atualizar software obsoleto é torná-lo compatível com as ferramentas mencionadas acima.

Como determinar se sua empresa tem um sistema legado?

Há uma série de coisas a serem consideradas para identificar um sistema legado. A seguir reunimos algumas informações para ajudá-lo neste quesito, confira:

  • Desempenho abaixo do esperado, excesso de capacidade e ruptura maciça entre indústrias causadas por tecnologias ultrapassadas e sem suporte;
  • Manutenção difícil devido à falta de mão de obra;
  • Indisponibilidade de documentação sobre o desenvolvimento e regras do sistema;
  • Sistemas críticos desligados da estratégia do negócio.

Vale ressaltar que os sistemas legados não são necessariamente antigos; eles podem ser aqueles que não cumprem mais os objetivos da organização e não permitem pequenas melhorias.

Como se faz para modernizar um sistema legado?

A modernização de um programa de uma plataforma para outra é conhecida como uma modernização de programa legado. Embora seja verdade que a migração de dados é necessária em qualquer caso, fazê-lo sem primeiro determinar as necessidades reais de seu negócio é imprudente. Como resultado, um bom plano é necessário. Confira como migrar dados em software antigo nas seções subsequentes!

Extração e transformação

Pode demorar muito tempo para extrair dados de um programa antigo. Como os dados podem existir de muitas formas, assim como cópias, inconcluso e desorganizados, é difícil extraí-los. Uma variedade de testes é feita com os dados extraídos para garantir que eles atendam aos pré-requisitos estabelecidos pelo programa renovado.

Limpeza e verificação

O propósito da limpeza destina-se a retirar redundâncias e outras anomalias nas informações dos sistemas anteriores. Depois disso, o procedimento de validação deve ser seguido, o que inclui testes utilizando esses dados para descobrir quaisquer falhas antes que elas se tornem visíveis.

Também é fundamental enfatizar que todo o processo de migração do hospedeiro deve ser realizado gradualmente. Dito de outra forma, é crucial decompor o procedimento em etapas menores a fim de garantir atualizações de software contínuas para os clientes. Para isso, é necessário o serviço de uma empresa profissional.

Conclusão

Em resumo, os sistemas legados são aqueles que se tornam ultrapassados com o tempo e não são mais viáveis para que as empresas acompanhem as transformações na transformação digital. Deste ponto de vista, atualizar estes sistemas e ligá-los a tecnologias de ponta é fundamental para torná-los ferramentas que permitirão às empresas conduzir atividades automatizadas e escalonáveis no futuro.

Dito isso, se você chegou a conclusão que precisa atualizar os sistemas legados da sua empresa, nós da WK Technology podemos ajudá-lo fazendo a conversão e modernização, com emprego de técnicas de clean code, para uma fácil manutenção futura. Entre em contato conosco e receba um orçamento.

Compartilhar:

Categorias

    Precisando de Desenvolvedores?

    Alocação de Desenvolvedor para trabalhar full time para sua empresa, atendendo suas demandas. Treinamos, acompanhamos e fazemos a gestão completa do profissional para que suas atividades sejam entregues com extrema qualidade.