Criar um app nos tempos em que estamos, tem sido uma excelente ideia. De acordo com a Sensor Tower, especialista em dados do mercado de apps, só no primeiro semestre de 2021, foram gastos mais de $64,9 bilhões (isso mesmo, bilhões) em lojas de aplicativos. Ou seja, um crescimento de 24,8% sobre o mesmo período de 2020. O que já era de se esperar diante do cenário mundial, cada vez mais conectado e digital, processo acelerado pela pandemia do ano de 2020 e que se estendeu até 2021.
A todo instante, muitos empreendedores focam na criação e lançamento de novos apps, visando esse campo largo e espaçoso para aumento. No entanto, levando em conta apenas as duas maiores app stores, Play Store e Apple Store, o mercado atingiu a incrível marca de 4.420.000 aplicativos disponíveis. Por isso, criar algo que cative o público e ganhe o mundo não é uma tarefa simples. Se você já tem uma ideia para um criar um app, vá em frente. Mas, se você ainda está pensando em que caminho seguir e que tipo de aplicativo deve criar, isso pode ser complicado. No entanto, existem alguns segredos para a criação de apps e você vai descobrir quais são logo a seguir.
A partir de agora, você vai encontrar 03 técnicas muito úteis para te ajudar a pensar em um app de sucesso. Importante lembrar, porém, que com toda essa oferta no mercado, dificilmente sua ideia será inédita. Na verdade, a grande maioria do que você encontra por aí é apenas uma variação ou a fusão de ideias que já foram lançadas. Mesmo assim, usando as técnicas a seguir, ainda é possível encontrar inspiração para criar um app. Então, mantenha a mente aberta para as ideias e vamos à primeira técnica.
Técnica 01 – Repaginar
Olhe ao seu redor. Qual foi a última vez que você viu algo realmente original, inédito? De fato, um sábio rei disse uma vez que ‘não existe nada de novo debaixo do sol’. E estava certíssimo, afinal. Pensando nisso, uma forma de desenvolver uma boa ideia para criar um app é dar uma cara nova para algo que já existe.
Não estamos falando de copiar, mas de aprimorar, adicionar recursos e incrementar apps que já circulam por aí. Na verdade, isso não é uma novidade e o público ganha muito com esse formato de criação. Afinal, sempre tem algo que pode ser melhorado em um produto, mesmo que ele já seja muito bom.
Quando os primeiros games foram lançados, por exemplo, eles não agregavam tantas funções e nem eram tão dinâmicos e interativos. Com o tempo, a ideia inicial foi sendo modificada e melhorada, à medida que diferentes empresas iam lançando novos produtos. Aliás, novas roupas, sobre a mesma base.
Da mesma forma, inúmeros aplicativos hoje são versões modificadas de algum app existem. Para isso, os desenvolvedores criam funções ou dão uma nova cara para um programa, visando atingir um público diferente. Mas, no fundo, a estrutura usada para criar um app é a mesma.
Como aplicar:
Para começar, faça uma lista dos aplicativos que você mais usa ou pesquise sobre os apps mais populares no momento. Em seguida, se pergunte:
- Será que posso adicionar alguma função a um app como esse?
- Ou poderia modificar a estrutura e criar um app com a mesma ideia, mas uma pegada diferente?
Mantendo isso em mente, vamos para o próximo passo.
Técnica 02 – Faça o básico bem feito
Agora, pense em algum produto que já está há décadas fazendo sucesso por aí, sem grandes mudanças. A caneta esferográfica Bic, por exemplo, foi criada na década de 1950 e sofreu pouquíssimas alterações nos últimos 70 anos. Pois era uma ideia simples, que preenchia uma necessidade que existe até hoje.
Da mesma forma, não descarte as ideias simples que você tem para criar um app. Afinal, pode ser que da sua ideia simples, surja a solução para um problema recorrente da sua audiência.
Na verdade, se apegue às suas necessidades e observe a rotina dos seus amigos e familiares. Afinal, se você tem um problema e quer muito a solução dele, talvez outras pessoas estão procurando as mesmas repostas.
No entanto, faça o básico bem feito. Ao invés de tentar criar um app mirabolante, mantenha o foco em oferecer soluções, diversão, informação ou qualquer outro benefício. Com o tempo, você pode ir incrementando o seu protótipo, mesmo que ele seja parecido com algum produto já lançado no mercado. Afinal, como dissemos, sempre existe campo para melhora. Aliás, a seguir, confira como a técnica 03 tem a ver com essa dica.
Técnica 03 – Melhore o que já existe
Até aqui, já falamos sobre criar um app dando uma cara nova para um produto antigo. Em seguida, você viu a importância de não ignorar ideias que são aparentemente simples. Agora, pense nos aplicativos que você utiliza no seu dia a dia. Quantas vezes você já se pegou pensando em como um ou outro app seria perfeito se tivesse outras funções disponíveis?
De fato, se você pensa nisso, outras pessoas estão pensando também. Então, faça sua pesquisa e descubra quais são os desejos dos usuários de aplicativos bem populares. Dessa forma, você poderá criar seu projeto nessa base, mantendo o foco em dar mais opões de uso para os consumidores.
Dica: você pode ficar de olho em algum app que você considera útil, ou que sua pesquisa revele que é popular, mas que não recebe muita atenção do criador. Então, você pode usar a situação para criar um app ainda melhor e ganhar o coração dos usuários.
Para isso, sempre leia as avaliações e reclamações dos consumidores nas app stores ou em fóruns na internet. Afinal, se existe uma reclamação, existe uma dor que precisa ser sanada. Ao mesmo tempo, fique atento ao seguinte:
- As reclamações sobre o app são as mesmas?
- Ou os usuários têm queixas diferentes dentro dele app?
- O criador do app está atento às atualizações necessárias ou ignora a opinião do público?
De fato, para ter sucesso em qualquer ramo, é vital procurar formas de preencher as necessidades do seu público. Antes de mais nada, isso exige escutar o que ele tem para te dizer sobre o seu produto. Caso contrário, pela falta de atualizações ou pelo descaso do criador com o programa, o público logo arranja outro para substituir suas funções e enterra a sua ideia. Então, não deixe seu público no vácuo!
Confirme se a sua ideia vale a pena
Depois de escolher uma das técnicas para criar um app, você pode conferir nas lojas de aplicativos, quais deles oferecem as mesmas soluções que você. Nesse ponto, pode ser que você encontre vários com a mesma pegada e que também miram no mesmo público. Isso é uma boa notícia! Quer dizer que você teve uma boa ideia. Mais do que isso, te dá a informação de que sua ideia é viável e que você está no caminho certo. E mais uma vez, lembre-se que sempre existe campo para melhora. Então, mantenha o foco e crie o seu app.
Fonte: How To Make An App – (2021) Create An App in 10 Steps (codewithchris.com)