Para criar um aplicativo do zero, é vital seguir um caminho que funciona. Aliás, já falamos sobre cada etapa aqui no blog. Primeiro, você precisa entender o processo. Depois, encontrar uma boa ideia para desenvolver. Além disso, conhecer e usar boas ferramentas, faz toda a diferença no resultado do seu trabalho. Feito isso, é hora de descobrir se os usuários estão contentes com o que já existe por aí. Caso contrário, é sua vez de brilhar e oferecer um serviço que atende às necessidades do público. A seguir, vamos revelar 07 dados da concorrência que vão te dar todas as respostas necessárias. Assim, vai estar pronto para elevar o nível do seu produto ao criar um aplicativo do zero.
Criar um aplicativo do zero – A chave para o sucesso
A chave para criar um produto relevante é descobrir o quanto os aplicativos que já existem fazem pelos usuários. Às vezes, os apps disponíveis podem estar desatualizados ou deixaram de ser prioridade para seus desenvolvedores. Dessa forma, existe uma lacuna a ser preenchida por um novo aplicativo. Ou então, pode ser que simplesmente ninguém conseguiu ainda entender as reais necessidades do público. Sendo assim, você pode chegar lá criando um aplicativo do zero. Para descobrir tudo isso, os dados a seguir vão te mostrar como os aplicativos concorrentes estão indo na opinião dos usuários. Confira a lista e leia até o final.
Nome do aplicativo
De início, pode parecer apenas um detalhe. Mas, ao criar um aplicativo do zero, você precisa estar atento à intenção de busca dos usuários. Ou seja, quando procuram por produtos semelhantes ao seu, o que eles digitam? Para descobrir as palavras-chaves do seu nicho, observe os nomes usados pelos concorrentes. Então, se você encontrar um termo ou palavra que aparece na maioria deles, é provável que isso também precise estar no nome do seu aplicativo.
Conjunto de recursos
Em seguida, ao criar um aplicativo do zero, faça uma boa análise dos recursos oferecidos pelos apps concorrentes. Para isso, anote e compare os seguintes dados:
- Quais são os principais recursos que aparecem em todos eles;
- Quais são os recursos específicos de cada um;
- Mais importante, que recursos estão faltando.
Mais à frente, você vai entender como as avaliações dos usuários podem te ajudar nessa etapa.
Sistema de preço/monetização
Nesse caso, observe como aquele app gera renda para seus criadores. Afinal, ao criar um aplicativo do zero, você também espera ter algum retorno, certo? Então, fique atento e veja se o aplicativo cobra uma taxa única para download. Por outro lado, pode ser que o app seja disponibilizado gratuitamente para os usuários, mas monetiza por meio de parcerias com outros apps ou lojas. Por que isso é tão importante?
Primeiro, porque pode ser que os usuários deixem de usar os aplicativos existentes por causa da forma como os anúncios atrapalham a experiência, por exemplo. Assim, você pode oferecer uma opção para quem está disposto até a pagar para não ter esse incômodo. Segundo, porque os apps disponíveis podem ser bem caros. Dessa forma, ao criar um aplicativo do zero, você pode descobrir formas de oferecer um serviço melhor por um preço mais acessível. Como resultado, você chama a atenção do público.
Quem é o desenvolvedor
Para começar, é importante saber contra quem você vai “lutar”. Sendo assim, confira as informações dos aplicativos concorrentes. Então, descubra se ele foi lançado por uma grande empresa ou por um desenvolvedor que busca empreender, como você. Para isso, veja o nome e pesquise pelo site da empresa ou indivíduo. Afinal, criar um aplicativo do zero e bater de frente com uma grande marca, com grandes orçamentos e grandes times de desenvolvedores, pode não ser a melhor estratégia. A não ser que você realmente tenha um aplicativo fora de série e que seja capaz de suprir as necessidades dos usuários que as grandes empresas ainda não conseguiram.
Última atualização
Normalmente, aplicativos populares precisam de atualização constante. Afinal, eles devem acompanhar a evolução do mercado de tecnologia. Por isso, ao criar um aplicativo do zero, observe quando foram feitas as últimas atualizações dos concorrentes. Afinal, se eles estão obsoletos, você pode suprir uma necessidade do mercado. Por outro lado, fique de olho nos aplicativos que estão sendo constantemente atualizados. Pois, eles serão sua concorrência direta.
Classificação e Avaliações
Anteriormente, quando falamos do conjunto de recursos, citamos as avalições dos usuários. Afinal, é por meio delas que você vai ver o feedback que aquele produto tem recebido. Ou seja, se está agradando ou não, se está faltando algum recurso e o que eles mais gostam também. Aliás, se as avaliações são as melhores, seria uma boa ideia usar o app você mesmo. Assim, aprenda como usuário e use a experiência para dar atenção ao que o seu aplicativo pode oferecer de melhor. De fato, tanto as avaliações boas quanto as ruins vão te ensinar a entender como o público reage ao produto. Então, você aprende com os erros de outros e poupa tempo e recursos em seu processo de criação.
Downloads
Geralmente, o número de downloads de um app te mostra quão popular é a solução por ele oferecida. Em outras palavras, te dá uma ideia do que os usuários daquele nicho estão procurando. Por isso, ao decidir criar um aplicativo do zero, descubra quais são os mais baixados na área em que você pretende entrar.
Dessa forma, você terá todos os dados necessários para mapear seu caminho e encontrar a melhor direção a seguir. Além disso, a pesquisa do desempenho da sua concorrência vai destacar quais são as principais funcionalidades que seu app deve ter e quais devem ser as suas prioridades.
O que levar em conta ao criar um aplicativo do zero?
Se ao levantar os dados citados acima, você não encontrar uma forte concorrência, isso pode ter um significado ambíguo. Por um lado, pode ser que sua ideia para criar um aplicativo do zero seja totalmente inovadora e seja revolucionária. Por outro lado, pode significar que ela não é tão necessária nesse momento, ou pelo menos não parece ser. Nesse caso, o que fazer?
Inicialmente, faça o seguinte: em apenas 30 segundos, tente explicar para alguém a ideia, o público que você pensa em alcançar e como o aplicativo vai ser útil para esse público. Desse modo, vai ser possível perceber onde sua ideia pode estar falhando e como você pode consertá-la. Tente fazer esse discurso na frente do espelho, até que você se sinta confortável em contar toda a ideia para outras pessoas.
Em seguida, faça a apresentação da ideia para amigos e para a família. Aliás, peça que eles te façam perguntas sobre a criação e as funcionalidades do aplicativo que você está criando do zero. Assim, você poderá enxergar possíveis lacunas nessa segunda etapa e mais uma vez, fazer os ajustes necessários.
Nossa série de artigos para te ajudar a criar um aplicativo do zero termina aqui. Obrigado por acompanhar a WK Technology pelo blog e conte com a gente para encontrar soluções para seus projetos. Se esse e outros artigos foram de ajuda para você, aproveite para compartilhar com outros. É só clicar em um dos links aqui embaixo! Ou então, faça uma visita rápida ao nosso Instagram e nos conte o que você achou.
Fonte: How To Make An App – (2021) Create An App in 10 Steps (codewithchris.com)