Se você conferiu nosso último post, já deve ter tido a ideia perfeita para criar um app. Agora, chegou o momento de definir a identidade visual do seu programa. Para isso, é vital pensar no design de aplicativos. Então, separamos para você 04 ferramentas com recursos incríveis. Além disso, você vai ter dicas profissionais para conseguir o design de app ideal.
Mas, é importante lembrar que tudo gira em torno do seu cliente. Na verdade, é ele quem você quer agradar. Portanto, mais do que criar interfaces chamativas, você precisa tornar a experiência do usuário algo interativo e envolvente. Sendo assim, lembre-se de entender bem os conceitos de UX e UI.
Atualmente, não faltam ferramentas para que você possa idealizar e montar o design de aplicativo de acordo com seu conceito. A seguir, veja algumas delas:
1.Figma
Figma não é uma ferramenta nova e é muito valorizada pelas funções que oferece. De fato, ela é a queridinha de muitos artistas. Afinal, é gratuita e possui um leque enorme de funções. Além disso, a ferramenta funciona tanto em PC’s (Windows) quanto em Mac’s (sistema da Apple). Mas, se você quiser montar uma equipe para desenvolver o design de aplicativos, aí sim, é preciso contratar a versão Premium do programa. De fato, o investimento pode valer a pena, levando em conta a colaboração de outros designers. Vale lembrar que você pode trabalhar na ferramenta e criar o design de aplicativos sem precisar baixar e instalar um software para isso. Afinal, ele funciona com uma boa conexão com a internet, direto no seu navegador.
2.Sketch
Basicamente, o Sketch transformou o mercado de criação de interfaces, se tornando uma opção ao Photoshop. Hoje, é uma ferramenta útil para design de aplicativos bem semelhante ao Figma. Ele é incrivelmente rápido, simples e intuitivo na hora de usar. No entanto, ele só funciona em MAC OS e não em Windows. Por isso, seu alcance ainda não é dos maiores.
3.InVision Studio
Se você comparar com Sketch e Figma, o InVision é relativamente novo. Porém, ela exibe algumas vantagens, como o fato de também funcionar em MAC e PC. Além disso, é aqui o design de aplicativos começa. Ou seja, os primeiros elementos da sua interface, como cores e camadas, podem ser adicionados usando o InVision.
4.Adobe XD
Em constante evolução, a ferramenta te dá a opção de animar imagens em 3D. Além disso, no Adobe XD você pode criar artes animadas e é super intuitiva e fácil de usar.
5.Framer X
Nesse caso, as funcionalidades são muito semelhantes ao Figma. Porém, aqui no Framer você encontra outras facilidades para criar o design de aplicativos bem limpo e que atende bem às expectativas.
Mas, além de escolher uma boa ferramenta para a criação do design de aplicativos, o que mais você deve fazer? Confira 04 dicas.
Dicas para criar o design de aplicativos
Pode ser que você tenha a ideia, mas precise de ajuda para tirar do papel todo o formato e funcionalidades que você quer que seu aplicativo tenha. Por isso, as dicas a seguir vão te dar algumas ideias para conseguir passar por essa importante etapa.
- Contrate um profissional na criação de design de aplicativos
Atualmente, existem várias plataformas onde você pode encontrar designers freelancers para dar vida ao seu projeto. Por exemplo, Upwork e Toptail são algumas opções. Mas, aqui no Brasil você pode acessar a Workana ou 99freelas. Outra opção, é visitar redes sociais como Pinterest ou Behance e procurar por artes que te atraem. Em seguida, pesquise um pouco mais nos perfis das artes que mais gostou e contate o designer. Quem sabe ele pega o seu projeto?
- Encontre um parceiro que entenda de design de aplicativo
De fato, ter alguém em sua equipe que domina uma determinada etapa faz toda a diferença e te poupa tempo e recursos. Sendo assim, procure saber se algum designer está disponível para colaborar com você no design de aplicativos. Ao mesmo tempo, converse com outros profissionais e procure por indicações de possíveis parceiros para o seu projeto.
- Utilize templates para criar seu design
Os templates ganharam o mundo! Afinal, o recurso genial impede o bloqueio criativo e te ajuda a dar o pontapé inicial na criação do design de aplicativos. Atualmente, vários sites já vendem esses templates. Após pagar por ele, você pode editar e colocar o design com a sua cara. Com certeza, esse é um recurso mais barato que contratar um designer experiente. No entanto, é bom lembrar que os templates podem ser comprados por inúmeros clientes. Sendo assim, você ainda corre o risco de encontrar outro aplicativo com uma interface bem semelhante ao seu.
- Aprenda a criar o design de aplicativos
Na verdade, essa é sem dúvida a melhor opção! Pois, colocar a mão na massa e ver o resultado dos seus esforços, não tem preço. No entanto, leve em conta que esse é um caminho árduo e que leva bastante tempo. Afinal, aprender a tarefa do absoluto zero, te ajuda a desenvolver as habilidades necessárias. Mas, vai demorar até que seu design saia como você imagina. No site Designe+Code, você pode aprender o design de aplicativos e até a construção do seu próprio aplicativo. Até aqui, tudo certo?
Então, é o momento para se organizar antes do lançamento do seu app. Veja o que você deve fazer nessa etapa.
O que fazer antes de lançar o seu aplicativo
- Monte uma landing page para seu aplicativo e monte uma lista de e-mails pré-lançamento
De fato, a landing page é muito importante para dar visibilidade ao seu app. Dessa forma, mesmo antes de o design de aplicativo ficar pronto, pessoas interessadas terão onde se informar sobre seu produto. Nesse momento, lembre-se de dar ênfase ao cadastro de e-mail. Assim, os potenciais usuários irão te dar as informações necessárias para receberem as notificações quando o aplicativo estiver pronto. Para isso, você pode recorrer a ferramentas gratuitas de e-mail como o Mailchimp. Mas, se você está se perguntando sobre quem deve contratar para criar sua lading page, saiba que você pode fazer isso de graça por aí. Você nem precisa saber programar para isso. Hoje, você pode recorrer mais uma vez, às ferramentas online para isso: como Leaderpages, por exemplo.
- Registre toda a sua trajetória na criação do design de aplicativos
Nessa etapa, o ideal é que você se divirta documentando o seu processo criativo. Para isso, você pode criar um blog, por exemplo. Assim, você vai sempre se lembrar da construção de um app, mas também vai poder compartilhar as experiências com outros. Pode ser que estejam com dúvidas semelhantes e encontrem as soluções em seus registros. Além disso, ao publicar sua história, seu progresso e as lições que aprendeu, você já construirá uma audiência de possíveis usuários do seu app. Aproveite a estratégia!
- Entenda bem como funciona o ASO (App Store Optimization)
Assim como o SEO guia o produtor de conteúdo para que o matéria se encaixe na lista VIP do Google, o ASO te ajuda a escolher palavras-chaves, títulos e descrições mais úteis e que alcance um maior número de pessoas.
Agora, você já está no caminho para criar o design de aplicativos e dar caras e cores ao seu projeto. Precisa de mais ajuda? Saiba como nossa consultoria pode te ajudar.